Portaria restringe tráfego em rota alternativa ao Portão do Inferno durante obras em MT
04/12/2024
Veículos de carga com Peso Bruto Total (PBT) superior a 36 toneladas estão proibidos de passar pela MT-246. MT-246 fica entre a MT-020 (Água Fria) e a MT-351 (Estrada de Manso)
Sinfra-MT
Uma nova portaria publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (4), proíbe o trânsito de veículos de carga com Peso Bruto Total (PBT) superior a 36 toneladas na MT-246. A proibição é válida para o trecho de 33 quilômetros da rodovia, que está em obras de asfaltamento, entre a MT-020 (Água Fria) e a MT-351 (Estrada de Manso).
A MT-246 tem sido utilizada como rota alternativa a MT-251, quando há necessidade de interrupção do trânsito no Portão do Inferno, para as obras de retaludamento de paredão. A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) não deu um prazo o fim da restrição, mas disse que a obra deve ser "concluída no menor prazo possível".
Sistema ‘Pare e Siga’ é implantado em trecho do Portão do Inferno
De acordo com a Sinfra-MT, a decisão leva em consideração o início do período de chuvas e o trânsito intenso de veículos de carga, incluindo conjuntos de nove eixos e 74 toneladas de PBT, completamente carregados.
"A circulação destes veículos compromete os trabalhos de pavimentação e ainda forçam a sua interrupção para retirada dos caminhões que atolam na via", informou.
A portaria determina ainda que, em caso de chuvas, não será permitida a passagem de qualquer veículo de carga, até que as condições de clima e asfalto voltem a ser favoráveis.
Conforme a portaria, a passagem de veículos leves é permitida durante todo o tempo, assim como o caso de veículos de socorro e salvamento, de polícia, de fiscalização e de operação de trânsito e de ambulâncias.