Totens que 'conversam' com mulheres sozinhas em pontos de ônibus são instalados em Cuiabá
18/12/2024
Ao todo, 20 abrigos serão licenciados na capital. Equipamentos possuem sensores e câmeras de monitoramento em tempo real. Em caso de uma situação de perigo ou violência, a atendente poderá acionar o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública. Totens que 'protegem' mulheres sozinhas em pontos de ônibus à noite serão instalados em Cuiabá
Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá
Totens equipados com uma central de atendimento remoto serão instalados com o objetivo de fornecer mais segurança a mulheres que ficam sozinhas nos pontos de ônibus de Cuiabá, entre 20h e 5h. A primeira unidade será inaugurada na Avenida Getúlio Vargas, próximo à Praça Santos Dumont, nesta quinta-feira (19).
Caso as mulheres se sintam vulneráveis, elas poderão acionar o serviço para suporte imediato. O atendimento é realizado por atendentes capacitadas, localizadas em São Paulo. A profissional oferecerá apoio e orientação até o transporte chegar.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Além disso, os equipamentos possuem sensores e câmeras de monitoramento em tempo real. Em caso de uma situação de perigo ou violência, a atendente poderá acionar o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
A iniciativa faz parte do projeto 'Abrigo Amigo', desenvolvida pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e Secretaria da Mulher. Ao todo, 20 abrigos serão licenciados na capital, ampliando a rede de proteção às mulheres e combatendo a importunação sexual no transporte público.
O projeto, viabilizado por meio de um termo de parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp), ainda exibirá campanhas educativas e de conscientização criadas pela Secretaria da Mulher.
Combate a delitos sexuais no transporte público
Em 2021, foi sancionada a lei que institui ações de combate a delitos sexuais no transporte público. A legislação busca conscientizar a população sobre a gravidade do problema, além de incentivar as vítimas e testemunhas a denunciarem.
Outra lei que busca proteger as mulheres que utilizam o transporte público é a Lei da Parada Segura, que permite o desembarque de mulheres em locais mais próximos de seus destinos, a partir das 21h.
De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, cerca de 320 ônibus atendem 220 mil pessoas em Cuiabá, sendo que 60% do público são mulheres.